Proinfo 100 horas – Ensinando e aprendendo com as TICs
Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade: 2.6 – “Planejando atividades com hipertextos
Cursista: Joana Márcia Cardoso Fonseca
Escola: E. M. José Martins de Castro
Município: São João do Pacuí
Formadora: Francismar Lopes
Planejando atividades com hipertexto
Turmas 1° e 2° - Histórias infantis
OJETIVOS:
• Desenvolver a linguagem, a escrita e a criatividade.
• Favorecer a atenção e a memorização;
• Aumentar o vocabulário;
• Reforçar a noção de enredo, com começo, meio e fim.
ESTRATÉGIAS:
1. Propor aos alunos navegar por sites de histórias infantis
Utilizando o projetor, promover a exibição de algumas histórias infantis selecionadas no site
WWW.youtube.com, uma das sugestões podem ser A Cigarra e a Formiga WWW.youtube.com/watch?v=mVUunsYwwFE&NR=1
Utilizando o projetor, promova a exibição de algumas histórias infantis selecionadas no site
2. Propor que cada criança escolha, livremente um conto solicite que todos escrevam, individualmente, seu reconto.
3. Levar a turma ao laboratório de informática e pedir que digitem e salvem sua história no computador usando o editor de texto.
Pedir a cada aluno para fazer uma ilustração da sua história e utilizando programas apropriados simples de manipulá-los, como o paint. Criar links para acessar os recontos, ou publicá-los em um blog. Antes de publicar os recontos, fazer uma correção coletiva de possíveis erros de digitação.
AVALIAÇÃO:
Verificar durante o reconto a participação e possíveis dificuldades das crianças no manuseio com o computador. Observar o respeito as produções dos colegas e saber ouvir comentários a respeito de suas produções.Verificar a compreensão das crianças a respeito do que se trata um blog.
RECURSOS:
• Data show.
• Computador para cada criança, conectado a internet e tenha o paint.
REFERÊNCIAS:
Revista GUIA ESCOLAR ed. especial, nº 2, ano 2010, editora. Alto astral pág.7.
WWW.youtube.com,
WWW.youtube.com/watch?v=mVUunsYwwFE&NR=1
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário