sexta-feira, 29 de abril de 2011

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS

PROINFO INTEGRADO – CURSO 100 HORAS -ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
UNIDADE 4: CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
Atividade: 1 – “Pensando sobre as possíveis mudanças”

Cursista: Joana Márcia Cardoso Fonseca
Escola: E. M. Municipal José Martins de Castro
Município: São João do Pacuí - MG
Formadora: Francismar Lopes


Pensando sobre possíveis mudanças


Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Carlos Drummond de Andrade

O uso de tecnologias como apoio ao ensino e a aprendizagem vem evoluindo vertiginosamente nos últimos anos. A escola precisa mostrar que acompanha as mudanças proporcionadas pela inserção das novas tecnologias e mídias na educação. Porém como utilizar computadores e outros aparelhos a serviço dos processos de ensino e aprendizagem?
Os jovens que estão hoje na escola conhecem as ferramentas tecnológicas e se familiarizam de maneira natural com elas, mas isso intimida os professores, que ainda têm medo de usar esses recursos, já se percebe mudanças também neste contexto, os professores já consideram imprescindíveis o uso das tecnologias na sala de aula.
São os desafios da modernidade, a sociedade de hoje cobra a formação de pessoas que tenham autonomia, que saibam buscar informações, sejam mais bem qualificadas para o convívio e a atuação na sociedade, onde o conhecimento se dá principalmente no processo de interação e de comunicação. Com as novas tecnologias surgem também novas formas de aprender e de ensinar. Possíveis e observáveis mudanças, que exigem novas formas de ensinar e aprender, pois os recursos digitais vieram para revolucionar as práticas pedagógicas. O que não sugere desconsiderar ou negar as práticas anteriores.
O aluno de hoje aprende de maneira diferente, através dos estímulos sensoriais diversos, imagens, sons, da motivação constante, da integração de todas as possibilidades da aula- pesquisa/ aula comunicação, num processo dinâmico e amplo de informação, sem a preocupação com o ambiente de calma, de concentração. As diversas linguagens proporcionadas pelas tecnologias respondem à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão.
A eficácia do ensino aprendizagem depende da articulação e da combinação de linguagens diferentes, - imagens, falas, música, escrita, a escola precisa aproveitar essa expectativa positiva no uso das TICs, para atrair o aluno para os assuntos do planejamento pedagógico, como afirma DEMO (2011):

Nós temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século
XXI, que não aparecem na escola. Aparecem em casa, no computador, na internet, na lan house, mas não na escola. A escola usa a linguagem de Gutenberg, de 600 anos atrás. Então acho que é aí que temos que fazer uma grande mudança. Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor.


Enfim a escola precisa utilizar essas ferramentas a favor dos processos pedagógicos, explorando o que mais chama a atenção dos alunos, o que pode resultar em grandes ganhos para a educação. Necessário se torna a formação dos profissionais da educação para acompanhar todas essas mudanças.









Referências
O texto da poesia encontra-se disponível em:
http://memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm
DEMO, P. os desafios da linguagem no século XXI para a aprendizagem na escola
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/escola 14/4/2011 16:22:11 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário