terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao Currículo

PROINFO – Ensinando e aprendendo com as TICs
Unidade 4: Currículos, Projetos e tecnologias
Atividade 7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao Currículo
Cursista: Joana Márcia Cardoso Fonseca
Escola: E. M. José Martins de Castro
Município: São João do Pacuí


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao Currículo

O currículo é o elemento orientador da organização do trabalho escolar. É o meio pelo qual se organizam os conteúdos e as atividades que permitirão aos alunos alcançar conhecimentos produzidos e legitimados socialmente.
O uso das tecnologias de informação e comunicação, integradas ao currículo, implica o redimensionamento das formas de organização e de gestão do tempo e de espaços pedagógicos. Pode-se afirmar que, a inserção das tecnologias ao currículo cria uma nova cultura da aprendizagem, e traz duas importantes contribuições a social e a pedagógica.
A social que se refere à criação e assimilação de uma cultura tecnológica, já que os alunos estão manuseando ferramentas atuais, bastante requisitadas em diversos contextos profissionais e necessários para o acesso a informações. E a contribuição pedagógica, melhorando a qualidade do ensino e conseguintemente a aprendizagem, por meio de recursos multimídia, ou utilizando ferramentas de colaboração, o conhecimento é construído coletivamente.
Para se integrar efetivamente as tecnologias são necessários cuidados fundamentais como a elaboração de planos de ensino ou projetos, adequação de infraestrutura, formação de professore, manutenção e funcionamento dos laboratórios de informática, acompanhamento e avaliação das ações e programas.
Para o desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo é preciso identificar temas que sejam relevantes, e possibilitem aprendizagens significativas, podem ser desenvolvidos por meio de pesquisas, leituras diversas, registros das ações desenvolvidas através de produções escritas, vídeos, fotografias e outros recursos.Com essa idéia de mudança, trazemos o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras:
“Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário