Proinfo 100 – horas Ensinando e aprendendo com as TICs
Unidade: 4 “CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS”
Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Joana Márcia Cardoso Fonseca
Escola: E. M. José Marins de Castro
Município: São João do Pacuí
Formadora: Francismar Lopes
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
"Todo ponto de vista é a vista de um ponto.
Ler significa reler e compreender, interpretar.
Cada um lê com os olhos que tem.
E interpreta a partir de onde os pés pisam.
(Leonardo Boff, 1997, p. 9)
A inserção das tecnologias na sala de aula deve fazer parte de um planejamento e ter finalidades claras, ela deve apoiar práticas diferenciada, mais criativas e desafiadoras. Esse trabalho deve partir das novas possibilidades de ação, interação e cooperação que as tecnologias oferecem.
O que não se justifica é utilizar as tecnologias por puro modismo, sem uma proposta pedagógica que as ancore, ou ainda, como pano de fundo, apenas para ocupar os alunos com atividades mais interessantes, uso das tecnologias apenas para reproduzir as mesmas atividades que antes eram realizadas sem elas, utilização sem articulação como currículo proposto. O uso de softwares dentro de uma proposta pedagógica é a chave para gerar conhecimento.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário